Affenpinscher
Cãozinho de aparência exótica e temperamento afetuoso. Esta raça existe desde antes do século XVII embora não seja possível fixar exatamente a sua data de origem. O affenpinscher começou a se desenvolver princialemte ao redor da cidade de Munique, naAlemanha, onde caçava ratos e fazia companhia a comerciantes e artesões.
Acredita-se que seja aparentado com o schnauzer e com o grifo de bruxelas e que tenha influenciado na criação de diversas outras raças européias de pêlo duro. Embora ainda seja bastante raro no Brasil, esta raça com “cara de macaco” (o nome affenpinscher em alemão significa pinscher-macaco) têm se tornado bastante popular como cão de companhia em alguns países europeus, especialmente aFrança, que o apelidou de “diablotin moustachu” (diabinho bigodudo) onde sua popularidade tem crescido desde os anos 30.
É uma raça de tamanho pequeno com pêlo duro e bastante expressivo. Leal à sua família, bastante vivo e atento, sendo um bom guarda de alarme. Possui instinto forte para caçar roedores e alguns são utilizados nesta função até hoje, por isso a convivência com chinchilas, hamsters ou outros roedores e animais de pequeno porte é desaconselhada. Vive bem em apartamentos e espaços pequenos, desde que receba atenção por parte dos donos, é um cão que aprecia bastante a companhia humana.
O maior cuidado a se tomar no trato diário deste cachorro é a escovação diária do pêlo. Como toda raça pequena deve-se tomar cuidado com a formação de tártaro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário